Lean Construction: conheça os benefícios deste método
A melhoria contínua deve fazer parte de qualquer setor profissional, é uma forma de romper barreiras e crescer.
Uma das formas de aumentar a produtividade e eficiência em um projeto é através do método Lean Construction ou, simplesmente, construção enxuta. Esse método visa planejamento e controle, tornando o processo de produção organizado.
O que é Lean Construction?
O Lean Construction, é uma filosofia fundamentada na aptidão de eliminar desperdícios e evitar atrasos, reduzindo custos, aumentando a produtividade e mantendo a qualidade. Esse método tem sido aplicado há muitos anos em organizações de vários setores e é baseada nas premissas do Sistema Toyota de Produção (STP).
Alguns dados comprovam que cerca de 90% dos projetos ao redor do mundo custam mais caro do que o previsto inicialmente ou tem algum tipo de atraso, somado a falta de definição de atividades.
O Lean Construction é utiizado para resolver esse tipo de situação e para melhorar a performance do gerenciamento de obras.
Os benefícios do Lean Construction
- Otimização nos processos por meio da redução de atividades desnecessárias, tornando o canteiro de obra mais produtivo.
- Aumento na confiabilidade e otimização das ações desejadas.
- Processos mais rápidos e redução no tempo de ciclo.
- Identificação de riscos e falhas com antecedência, possibilitando ação rápida.
- Eliminação de retrabalhos.
- Redução de desperdício de material.
Os princípios fundamentais no Lean Construction
Eliminar o que não acrescenta
Na construção enxuta, temos que eliminar aquilo que não é necessário, ou seja, ir direto ao ponto ao longo do processo.
Melhorando a eficiência construtiva dos processos, reduzindo ou eliminando atividades como transporte, espera, processamento e inspeção.
Agregar valor à construção
Este é um princípio que está diretamente relacionado às necessidades e às expectativas do cliente perante a empresa. Com base nesse princípio fica estabelecido que devem ser claramente identificadas as necessidades dos clientes internos e externos, e esta informação deve ser considerada no projeto e na gestão.
Otimizar tempo
Em uma construção, otimizar tempo significa ser mais produtivo, isto é, fazer mais em menos tempo. Com um bom planejamento é possível entregar uma obra no prazo ou até antes, ter funcionários focados em tarefas especificas e ter uma estimativa de etapas de trabalho mais definidas.
Reduzir a variabilidade
Cada tipo de projeto contém as suas particularidades, os seus prazos de conclusão, seus equipamentos, a sua contratação de mão-de-obra e as suas condições locais.
Porém, conseguimos adotar certos padrões para um melhor aproveitamento do tempo e uma redução do desperdício durante as mais variadas etapas da obra.
Trazer transparência para os processos
Quanto mais transparente for a gestão de obras em todas as etapas, mais simples será a comunicação e menores serão as chances de ocorrerem de falhas.
Aplicar transparência às ações significa estar em constante busca de melhorias e aperfeiçoamento.
Como implementar esses princípios do Lean?
Para a implantação do Lean são combinadas várias ferramentas, as mais utilizadas são:
- Programa 5S: É um sistema para organizar o espaço para que o trabalho seja eficiente.
- Linha de Balanço: Ferramenta de planejamento de atividades que ajuda na implementação da estabilidade básica de processos e a geração de fluxo contínuo dos serviços.
- Kanban: É um quadro e um conjunto de cartões coloridos que são utilizados para controlar a ordem dos trabalhos.
- Kaizen: É a melhoria contínua de uma atividade. Essa ferramenta foca a eliminação de perdas ou falhas do processo.
- Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act): É uma das melhores formas de verificar se tudo foi executado conforme planejado.
Autora: Mariana Freitas
A STAHL é uma empresa especializada em fabricação, montagem, comissionamento e manutenção industrial. Clique aqui e entre em contato conosco para conhecer todas as nossas soluções.