A importância de um sistema de gestão da qualidade
Ter um Sistema de Gestão é um dos fatores predominantes no mercado para conquistar o cliente por meio da prestação de um serviço de qualidade.
Independente do segmento de atuação, as empresas têm como foco aumentar a satisfação de seus clientes, oferecendo um produto/serviço de qualidade e para isso, se faz necessário um sistema de gestão consolidado dentro da organização como um todo.
O que é Gestão da Qualidade?
Quando falamos de gestão de qualidade a definimos como um conjunto de normas que servem para nos nortear e controlar as atividades de uma empresa. Seu maior objetivo é promover melhorias nos produtos e serviços que são oferecidos ao mercado, propiciando a satisfação dos clientes.
Quando é colocada em prática corretamente, a gestão de qualidade visualiza cada processo como sendo essencial para o resultado da empresa. Por isso, o sucesso do lançamento de um produto ou serviço dependerá do planejamento estratégico entre todas as áreas da organização, do atendimento ao suporte técnico, do financeiro ao marketing.
A área de gestão de qualidade envolve clientes, funcionários, fornecedores e demais parceiros. Independentemente do porte da organização, ela pode colocar em prática esse modelo de gestão.
A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que estimula a adoção de uma visão sistêmica da empresa. Assim, ela promove a adoção de medidas que visem o controle dos processos organizacionais.
Os benefícios do Sistema de Gestão da Qualidade.
Quando a empresa possui um sistema de gestão consolidado e implementado independente do escopo de atuação, destacam-se muitos benefícios como:
- Satisfação dos clientes;
- Maior competitividade;
- Redução de retrabalho;
- Elevação da autoestima e confiança da equipe;
- Maior confiabilidade na entrega dos resultados e serviços prestados;
- Segurança das informações e dados dos clientes e parceiros (confidencialidade).
O segredo de um sistema de gestão bem consolidado e implementado é agir por etapas, assim você garante que os impactos da implementação sejam amenizados e a adaptação da sua equipe a ele seja simplificada.
Etapas essenciais para uma boa Gestão da Qualidade
- Sempre envolva as pessoas da empresa nos processos;
- Tente definir os produtos e processos com maior impacto no seu negócio e escopo;
- Verifique a necessidade e quando aplicável defina os indicadores que são fundamentais para monitorar o desempenho dos seus produtos, processos e serviços;
- Defina quais ações corretivas serão tomadas quando os indicadores estiverem fora dos limites aceitáveis monitore e registre o desempenho;
- Valide e defina como será feita a coleta de informação a linha tempo;
- Defina pessoal chave para que atue com mais assertividade e atenção na melhoria dos produtos e processos, colocando em prática sugestões de melhorias oferecidas por colaboradores e clientes.
Ao buscar empresas prestadoras de serviços, priorize as que possuam uma política de gestão da qualidade, com processos estruturados, sistema implementado, pessoas treinadas e engajadas.
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