A importância da Segurança do Trabalho aliada a Percepção de Risco
A Segurança do Trabalho pode ser conceituada como uma ciência que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, utilizando um conjunto de técnicas para identificar, avaliar e controlar situações de perigo e risco nos ambientes de trabalho, promovendo saúde e prevenindo acidentes.
Diante de um mercado em constante evolução, aprimorando-se cada vez mais, a STAHL ENGENHARIA, tem como o foco de aumentar a satisfação, melhorar cada vez mais as condições de trabalho, às características psicofisiológicas e a produtividade em todos os setores da empresa, com intuito de atender as necessidades do ambiente de trabalho, oferecendo condições adequadas a todos os colaboradores envolvidos nas atividades tanto de cunho administrativo quanto operacional.
Trabalhamos com enfoque na prevenção pois acreditamos de ser uma maneira mais eficaz para prevenir as condições de perigo e risco no ambiente de trabalho, pois as combinações de várias medidas podem levar ao melhor resultado. Compreendemos que atualmente, vale mais educar os colaboradores, e treiná-los para o uso adequado dos equipamentos, capacitar para as tarefas no qual vai desempenhar e também selecionar o profissional mais indicado para as determinadas atividades, onde o mesmo deve assumir uma postura preventiva seguindo as normas e não se colocando em risco, uma vez que os compromissos com os quesitos da segurança do trabalho sejam aplicados a todos os envolvidos no trabalho.
Temos como nosso valor as Regras de Aço e outras várias ferramentas de prevenção para ser aplicada nas atividades operacionais e com a capacidade de proporcionar um ambiente de trabalho cada dia melhor e mais seguro para os nossos colaboradores. Uma das nossas principais Regras de Aço é a Percepção de Risco, no qual antes do início da atividade, certifique-se que todos os riscos foram mitigados, garantindo o ambiente seguro para a execução das atividades.
O que é Percepção?
É o ato de ter contato com o PERIGO por meio dos SENTIDOS, interpretar e decifrar essa informação e decidir como agir de forma rápida e segura, buscando, neutralizar ou minimizar o risco ao qual está exposto.
Essa e a nossa primeira Linha de Defesa no qual usamos a ação ou efeito de perceber alguma coisa por meio das sensações (Visão, audição, tato, olfato e paladar).
Percepção de risco eficaz:
- Só saberemos se algo está errado se conhecermos o padrão correto, logo, devemos ser bons conhecedores dos requisitos de segurança;
- Antes da atividade, devemos “acertar” a nossa mente para ir em busca do que não está correto e ainda o que está tendendo ao errado;
- Devemos observar as interferências com outras atividades;
- Nunca devemos agir antes de pensar, o raciocínio preventivo deve vir antes da ação;
- A minha segurança é a segurança de todos;
- Treinamentos;
- Avaliação do local de trabalho;
- Avaliação do comportamento;
- Execução das Observações Comportamentais;
- Cuidar de si mesmo;
- Cuidar dos seus colegas;
- Se deixar cuidar.
Inimigos da percepção de riscos:
- Achar que a rotina é sempre igual;
- Achar que: “isso nunca vai acontecer comigo”;
- Apostar nas possibilidades;
- Não ler permissões de trabalho, APR, padrões, normas e etc;
- Trabalhar com pressa;
- Descuidar, não ficar atento aos pequenos detalhes;
- Quando encontrar DESVIOS de segurança dizer: “Isso não é comigo”;
- Entregar a outras pessoas à responsabilidade pela nossa segurança;
- Limitar-se a ver somente aquilo que está nitidamente claro.
Pois sempre devemos fazer um planejamento da atividade e manter o foco e pensarmos antes de agir, para ser feito com segurança.
Faz-se necessário conhecer todas as interferências que se encontra no espaço para que assim, a percepção de risco possa ser consolidada na mente dos colaboradores: ensinar a perceber o risco e saber como agir diante do problema. Dessa forma, cada vez mais os colaboradores e o ambiente de trabalho estarão mais seguros.
Entre em contato conosco e conheça todos os serviços da STAHL.