A importância de um sistema de gestão da qualidade

A importância de um sistema de gestão da qualidade

Ter um Sistema de Gestão é um dos fatores predominantes no mercado para conquistar o cliente por meio da prestação de um serviço de qualidade.

Independente do segmento de atuação, as empresas têm como foco aumentar a satisfação de seus clientes, oferecendo um produto/serviço de qualidade e para isso, se faz necessário um sistema de gestão consolidado dentro da organização como um todo.

O que é Gestão da Qualidade?

Quando falamos de gestão de qualidade a definimos como um conjunto de normas que servem para nos nortear e controlar as atividades de uma empresa. Seu maior objetivo é promover melhorias nos produtos e serviços que são oferecidos ao mercado, propiciando a satisfação dos clientes. 

Quando é colocada em prática corretamente, a gestão de qualidade visualiza cada processo como sendo essencial para o resultado da empresa. Por isso, o sucesso do lançamento de um produto ou serviço dependerá do planejamento estratégico entre todas as áreas da organização, do atendimento ao suporte técnico, do financeiro ao marketing.

A área de gestão de qualidade envolve clientes, funcionários, fornecedores e demais parceiros. Independentemente do porte da organização, ela pode colocar em prática esse modelo de gestão.

A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que estimula a adoção de uma visão sistêmica da empresa. Assim, ela promove a adoção de medidas que visem o controle dos processos organizacionais.

Os benefícios do Sistema de Gestão da Qualidade.

Quando a empresa possui um sistema de gestão consolidado e implementado independente do escopo de atuação, destacam-se muitos benefícios como:

  • Satisfação dos clientes;
  • Maior competitividade;
  • Redução de retrabalho;
  • Elevação da autoestima e confiança da equipe;
  • Maior confiabilidade na entrega dos resultados e serviços prestados;
  • Segurança das informações e dados dos clientes e parceiros (confidencialidade).

O segredo de um sistema de gestão bem consolidado e implementado é agir por etapas, assim você garante que os impactos da implementação sejam amenizados e a adaptação da sua equipe a ele seja simplificada.

Etapas essenciais para uma boa Gestão da Qualidade

  • Sempre envolva as pessoas da empresa nos processos;
  • Tente definir os produtos e processos com maior impacto no seu negócio e escopo;
  • Verifique a necessidade e quando aplicável defina os indicadores que são fundamentais para monitorar o desempenho dos seus produtos, processos e serviços;
  • Defina quais ações corretivas serão tomadas quando os indicadores estiverem fora dos limites aceitáveis monitore e registre o desempenho;
  • Valide e defina como será feita a coleta de informação a linha tempo;
  • Defina pessoal chave para que atue com mais assertividade e atenção na melhoria dos produtos e processos, colocando em prática sugestões de melhorias oferecidas por colaboradores e clientes.

Ao buscar empresas prestadoras de serviços, priorize as que possuam uma política de gestão da qualidade, com processos estruturados, sistema implementado, pessoas treinadas e engajadas.

A STAHL é especializada em fabricação, montagem, comissionamento e manutenção industrial e é certificada ISO 9001. Para saber mais sobre as nossas soluções, clique aqui e entre em contato conosco

About the author: STAHL Engenharia