Alívio de Tensões: saiba sobre o tratamento térmico
Conhecido como um tratamento térmico para alívio de tensões, esse procedimento está relacionado à temperatura e submete peças fabricadas (aço, carbono, inox ou ferro fundido) a um recozimento. Em outras palavras, também é conhecido pelo por recozimento subcrítico.
Esse procedimento térmico tem como principal função retirar das peças as tensões internas sem que suas propriedades sejam modificadas. Portanto, pode ser realizado após outros procedimentos como por exemplo, deformação a frio, soldagem, usinagem, etc.
O tratamento térmico como método inovador
Trata-se de um método inovador elaborado para tornar as peças de aço e ferro fundido mais maleáveis sem interferir na sua dureza. Acima de tudo, proporciona às estruturas maior homogeneidade, melhorando assim suas propriedades mecânicas.
Características do Tratamento Térmico
O alívio de tensões através de tratamento térmico é um procedimento minucioso e por isso possui algumas características específicas. Vamos conhecer algumas delas:
- A temperatura desse procedimento deve estar próxima à temperatura do revenimento e um pouco abaixo da zona crítica;
- Não deve haver variação brusca de temperatura, pois caso ocorra pode haver comprometimento comprometer total da qualidade da peça;
- O alívio é realizado em fornos com atmosfera neutra de nitrogênio e visam não modificar a qualidade microestrutural das superfícies das peças tratadas;
- No tratamento térmico, a peça é aquecida e mantida por tempo determinado e a uma temperatura exata. Após a primeira etapa, o seu resfriamento é feito de maneira uniforme. Vale ressaltar que todas as partes da peça devem ser resfriadas ao mesmo tempo.
Conhecendo os benefícios do procedimento
Uma das vantagens desse tratamento térmico, é que ele muito eficaz e útil para vários segmentos industriais. Por exemplo, ele é geralmente utilizado nas indústrias metalúrgica e siderúrgica.
E, com o tratamento térmico para alívio de tensão, há um outro benefício, que além de tornar a peça mais maleável, ainda é possível aumentar sua resistência à fadiga e à corrosão. E, outro ponto que vale destaque é que reduz significativamente as possibilidades de empenar.
Leia também: Soldagem na indústria: funcionamento e aplicações
Conheça a seguir alguns dos tratamentos mais aplicados, além do alívio das tensões:
- Têmpera
Têmpera é um processo de tratamento térmico para aumentar a dureza e a resistência dos aços. E possui duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido.
- Cementação
A cementação é um tratamento térmico em que se realiza o enriquecimento da superfície de um aço de baixo carbono. A finalidade é que seja apresentada uma dureza maior que a do núcleo.
- Recozimento
Tratamento térmico que tem por objetivo eliminar a dureza de uma peça temperada ou normalizar materiais que possuam tensões internas causadas pelo forjamento, laminação e trefilação.
- Normalização
Processo térmico que diminui a granulação e refina a estrutura do aço, dando melhores propriedades que as conseguidas no recozimento.
- Revenimento
Aplicado nos aços para corrigir a excessiva tenacidade e a dureza, têm como resultado principalmente o aumento da tenacidade dos aços. Podemos dizer, que é o reaquecimento das peças temperadas.
Cuidados ao realizar o tratamento térmico
Por se tratar de um procedimento que rever cuidado e atenção, o alívio de tensões deve ser realizado de maneira detalhada e, motivo é indicado que seja realizado por uma empresa qualificada e experiente na realização desse tratamento. Portanto, deve possuir uma equipe técnica especializada e que possua equipamentos de qualidade e alta tecnologia.
A STAHL é uma empresa especializada em fabricação, montagem, comissionamento e manutenção industrial, clique aqui para ver o portfólio.