Comissionamento na Indústria: como funciona este processo

Comissionamento na Indústria: como funciona este processo

De forma simplificada, o processo de comissionamento na indústria, assegura a transferência entre as fases de construção para a operação de forma segura e ordenada garantindo assim confiabilidade da instalação, e que a atue segundo as normas vigentes e conforme o projeto do proprietário.

Entretanto, esse ponto só pode ser alcançado por meio de conhecimentos, práticas, além de técnicas e procedimentos próprios para todas as fases, o que garante a atuação dentro dos requisitos de desempenho, confiança e segurança.

O comissionamento atua em todos os setores do empreendimento, garantindo que o projeto se desenvolva dentro dos prazos e orçamentos previstos.

Contudo, é comum que algumas pessoas ainda não possuam muito conhecimento sobre o assunto, então, acompanhe o artigo até o final e saiba como funciona esse processo.

Etapas do comissionamento

O comissionamento pode ser dividido em algumas etapas, pois, é importante compreender cada uma delas, assim, se tornará mais simples compreender como funciona o processo de comissionamento. Confira!

Planejamento e Controle

Nesta etapa tem o objetivo de definir a organização, planejamento e os meios de execução de todo o processo de comissionamento do empreendimento, abrangendo o escopo completo dos serviços de comissionamento, seja efetuado diretamente pelo empreendimento ou que sejam de responsabilidades de outras partes interessadas tais como fabricantes de equipamentos, subcontratadas, etc. 

Contempla também a elaboração de toda a documentação técnica como planos e procedimentos, além da programação de trabalho das atividades.

O controle das atividades de comissionamento deve ser de forma contínua com a elaboração de lista de pendências, relatórios de progresso, não se limitando a apenas estas.

Preservação 

Para a garantia da integridade do equipamento deve-se iniciar as atividades de preservação no momento de chegada no almoxarifado, as condições de preservação devem ser mantidas durante o armazenamento, montagem e comissionamento. 

Sendo necessário a aplicação de rotinas de inspeção aos itens no almoxarifado e montados no campo, com o objetivo de prevenir, identificar e reparar danos as suas proteções e condições de preservação. 

As rotinas de preservação deverão ser mantidas até o início da Pré Operação.

Condicionamento

Nesta etapa são verificados e realizados todos os testes dos itens, skids, equipamentos, etc, garantindo e certificando sua fabricação e montagem, conforme especificações e recomendações dos fabricantes, sendo necessário o seu registro, incluindo anotações em relação a montagem e resultados dos testes, sendo emitido o comumente chamando de certificado e complementação mecânica, sendo estes por equipamento, subsistemas e sistemas operacionais.

Pré Operação & Partida

Após a certificação da complementação mecânica no condicionamento e sem pendências impeditivas, será iniciada a fase de pré-operação. Nesta será realizado os testes funcionais dos equipamentos e seus componentes, testes de malhas, testes de intertravamentos, e os testes de desempenho e performance, garantindo assim que o sistema e ou subsistema operacional esteja apto para a Partida.

Ao final desta etapa é aconselhável que todas as pendências identificadas sejam eliminadas.

Operação Assistida

Nesta etapa é onde ocorre a transferência da instalação para o proprietário, todos os equipamentos, subsistemas e sistemas já estão em produção e em processo final de ajustes para a estabilização da produção, para a garantia do plano de produção.

Em suma, todo o processo de comissionamento é fundamental na indústria. 

Quer saber mais? Então, clique aqui para entrar em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

About the author: STAHL Engenharia