parada de manutenção na indústria

Como manter a segurança durante uma parada de manutenção na indústria.

A princípio, as paradas de manutenção nas indústrias são um ponto fundamental para os seus processos. A sua finalidade principal é a realização de manutenções e inspeções, que são indicadas pelo fabricante em cada maquinário.

Em geral, elas podem ser realizadas de forma preventiva, corretiva ou preditiva. Assim, nesses processos são feitos reparos, lubrificação ou caso precise, também é feita a troca de peças nos maquinários. Porém, garantir a segurança nesse processo é um ponto essencial em uma indústria.

Por isso, acompanhe o nosso post até o final e fique por dentro de algumas dicas de seguranças para serem praticadas em uma parada de manutenção na indústria.

1. Plano de segurança

Segundo alguns levantamentos, aproximadamente 96% das paradas de manutenção nas indústrias, que foram realizadas e contataram bons resultados, tiveram um plano de segurança planejado, ao menos, 6 meses antes.

Afinal, através dessa ferramenta, é possível manter o projeto sob controle, mesmo que aconteça algum imprevisto, o que é normal de acontecer. Dentro do plano, conta com todas as diretrizes e regras, que vão garantir a segurança de todas as pessoas que estão trabalhando no local, além do meio ambiente.

2. Seguir o cronograma

Na parada de manutenção na indústria, o segundo passo para manter a segurança, é seguir o cronograma. Em geral, eles são desenvolvidos de maneira individual, com foco em cada serviço.

Desse modo, é fundamental a integração desses, assim é possível evitar alguns conflitos de atividades, trabalhos sobrepostos ou também, para estabelecer os turnos das indústrias prestadoras do serviço.

Quando há parada, mas sofrem algumas alterações nas datas, é comum que haja problemas em relação aos seus prazos e custos. Em caso onde são antecipadas, esses problemas costumam ser ainda maiores, pois significa que o cronograma não foi planejado corretamente.

3. Ofereça atenção às atividades do caminho crítico

Em geral, as atividades do caminho crítico tendem a ser consideradas mais longas, afinal, caso uma delas atrase, todo o processo da parada de manutenção na indústria, também será atrasado.

Por isso, é fundamental que seja realizado um bom detalhamento dessas atividades, assim, evita que aconteçam imprevistos, já que é possível contar com empresas especializadas nesse ponto é que consegue até mesmo diminuir na questão dos prazos. A soma de todas as tarefas, sendo a soma de uma a uma, corresponde à duração do cronograma.

4. Tenha uma equipe especializada

Independente de qual seja o processo, pontos como a organização e planejamento são fundamentais para alcançar o sucesso. Nesse sentido, na parada de manutenção na indústria, ter uma equipe especializada no assunto, trará mais assertividade e segurança.

Geralmente, definir pontos como: estabelecer como será o regime de trabalho no processo, folgas semanais e mensais, critérios de horas extras, entre outros, são essenciais para haver organização das equipes.

Definitivamente, é notório que a parada de manutenção na indústria desempenha um papel fundamental, principalmente para garantir a segurança e o bom funcionamento dos processos.

Quer saber mais? Então clique aqui e entre em contato conosco!

About the author: STAHL Engenharia