Comportamento Seguro em Obras Industriais
O Comportamento Seguro em obras industriais é definido pela capacidade em identificar e controlar os riscos das atividades, ter como habito este comportamento, estar ciente dos riscos que sua profissão oferece e adotar ações e medidas para proteger a sua integridade.
Porque as pessoas constantemente arriscam as suas vidas em atividades inseguras? Geralmente a resposta para esta pergunta remete ao fator humano, tenho a minha vida como um valor? A tendência é achar que nunca vai acontecer o evento indesejado, ou seja, o acidente, a combinação da falta de conhecimento de todos os riscos das atividades mais o excesso de confiança são fatores que contribuem para o acidente.
Nenhum colaborador se acidenta porque quer, isto é uma sucessão de inúmeras falhas, os mesmos não seguem normas, não são treinados, querem executar a atividade a qualquer custo, não planejam o que deve ser feito e acabam colocando em risco sua segurança e a dos demais colegas. Então como educar estas pessoas? Como comprometê-las com o processo? Como motivá-las para a prevenção? A resposta é simples, tudo é uma combinação de três componentes mensuráveis: a pessoa, seu ambiente e seu comportamento. Somente quando esses três elementos são combinados os acidentes de trabalho podem ser eliminados.
As empresas, não somente as que atuam em obras industriais, operam sob uma rigorosa legislação de SMS, há obrigatoriedade de fornecer EPI, ter CIPA, Brigada de emergência, EPCs, APS, AST, PT etc… mas muitas vezes não há eficácia em tudo isto, são um conjunto de ações que devem ser tomadas e avaliadas constantemente para verificar se a empresa está no caminho da prevenção. A percepção de risco tem uma particularidade que varia de pessoa para pessoa, cada um vê determinada situação e/ou risco diferente, uns reconhecem melhor, outros subestimam o risco, sempre temos a tendência de achar que sempre fizemos assim e nada vai acontecer , desta forma a probabilidade de se expor ao perigo fica aumentada e por consequência seus comportamentos tendem a ser inseguros. Se o colaborador não percebe o risco é justamente onde ele mais se expõe aos perigos, aumentando o risco de suas atividades e, como consequência, têm-se as ocorrências de acidentes.
Cada vez mais as empresas estão investindo na conscientização dos colaboradores, no comportamento seguro e como ação paralela, mudanças de paradigmas quanto à adoção das prioridades para fatores de proteção no trabalho, existem vários programas no mercado sendo implementados e os resultados são satisfatórios.
Sem sombra de dúvidas o comportamento seguro desponta como principal ação para desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Reflexões que precisam ser feitas:
- Minhas atividades foram planejadas antes de executar?
- Fui treinado para executar este trabalho?
- Antes de iniciar minhas atividades avalio os riscos que estarei exposto ao longo da execução do meu trabalho? Leio minha APR, PT, ETC…
- Uso as ferramentas e métodos adequados ao trabalho a ser executado, sem improvisos?
- Meu comportamento é seguro? Tenho minha vida como um valor?
Adote o comportamento seguro como uma regra de conduta, certamente você desfrutará dos resultados favoráveis não somente em áreas industriais mas em qualquer ambiente incluindo a vida pessoal.
Leia os outros artigos técnicos da Stahl clicando aqui.