Comunicação empresarial: o que é e qual a sua importância

Comunicação empresarial: o que é e qual a sua importância

Comunicação empresarial ou corporativa envolve pessoas, processos e produtos/serviços, que são a chave de um bom negócio. 

E tratando-se de pessoas, é necessário que se atente para a dificuldade que grande maioria das empresas e das pessoas têm em comunicar-se de forma correta, pois a menor interferência, o menor erro, pode colocar tudo a perder. 

Comunicação corporativa, o que é?

Resumidamente falando é um conjunto de estratégias, ações, processos e esforços que são utilizados para promover a interação entre agentes internos e externos de uma empresa, criando assim, uma maneira de engajar colaboradores, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e participação nos colaboradores, ao mesmo tempo que aumenta o engajamento dos consumidores

Além de reforçar a imagem da marca no ambiente de negócios em que está inserida, alinha os valores e propósitos da empresa para incentivar o aumento da produtividade.

Todos os negócios precisam desenvolver sua comunicação empresarial para ter sucesso em seu ramo. Para isso, é necessário analisar, planejar, ouvir e agir de acordo com as necessidades da empresa, valorizando tanto a marca, quanto os funcionários – ambos são importantes para os negócios.

Quando uma empresa se preocupa apenas com a visão de seu público-alvo, comunicando-se apenas com futuros clientes a comunicação empresarial tende a ter falhas.

Portanto, é necessário também cuidar do público interno. Os funcionários são os ativos humanos mais importantes para as empresas. São eles que desenvolvem novas ideias e formas de realizar os serviços prestados.

Por isso, a comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica, a partir da qual, as empresas podem cuidar de sua reputação, aumentar sua credibilidade e destacar-se no mercado como referência no ramo em que atua.

Qual a importância de uma comunicação assertiva?

A correta comunicação de uma empresa com seu público externo tem uma série de benefícios, como a atração e fidelização de clientes, construção de uma marca atraente e diferenciação da concorrência, todos esses, claro, são cruciais ao sucesso.

Alguns exemplos de benefícios que a comunicação assertiva pode trazer para a comunicação interna:

  • o melhor direcionamento de todos que fazem parte do negócio;
  • a redução de erros operacionais;
  • a criação de um clima de transparência;
  • o melhor relacionamento e o aumento da produtividade no trabalho.

Como a comunicação empresarial pode ser medida?

O que medir para saber se ela está indo bem ou se precisa de melhorias? Como fazer análise?

Produtividade diária

A comunicação impacta no alinhamento e produtividade das equipes, tornando-as aptas ou não, para ter uma melhor produção com os mesmos recursos de matérias, ferramentas e período. 

Absenteísmo

A falta de comunicação interna pode fazer com que os times fiquem menos interessados, o que consequentemente poderá elevar o número de faltas, atrasos e até mesmo, no pior dos casos, ocasionar acidentes ao longo do expediente, por isso, medir-se o absenteísmo pode ser uma maneira de avaliar a qualidade do diálogo interno.

Em geral, quanto menor o absenteísmo, melhor, pois significa que a equipe está engajada e motivada para o trabalho diário, desse modo, conclui-se que a comunicação interna está sendo assertiva.

Índice de retrabalho

Como já mencionado a falta de comunicação também reflete no desalinhamento dos trabalhadores, nos erros e retrabalho durante o expediente, portanto, é preciso monitorar também esse indicador e avaliar se tudo está saindo bem.

O retrabalho ideal é zero ou um número mais próximo possível disso, e a comunicação de qualidade é fator preponderante para a diminuição desses índices.

Barreiras na comunicação empresarial, quais são elas?

Há diversos fatores que podem comprometer o sucesso da comunicação empresarial. Por isso, diversos pontos devem ser alvo de atenção para que os erros não prejudiquem a imagem da marca diante dos consumidores.

São os pontos a serem ressaltados:

1. Semânticas

A barreira semântica acontece quando a empresa tenta se comunicar com seu público, utilizando uma linguagem diferente da praticada por ele. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a organização tenta falar de uma forma mais formal, enquanto seu público é mais jovem e utiliza uma linguagem descontraída.

2. Psicológicas e Pessoais

A comunicação empresarial pode ter barreiras psicológicas e pessoais. Isso acontece por causa de fatores intrínsecos às pessoas e aos seus sentimentos, preconceitos e personalidade.

No ambiente de trabalho podemos perceber isso quando um funcionário está de mal humor e não consegue por um motivo interno receber e aceitar a mensagem ou opinião de outro colega, sem motivos aparentes.

Os líderes diretos, por exemplo, podem conversar com suas equipes para entender o que está acontecendo e ajudá-las a lidar melhor com problemas pessoais, assim, é possível manter o clima mais agradável a todos, o que contribui mais uma vez para o engajamento dos colaboradores para as atividades.

3. Barreiras Físicas e Geográficas

Por último ainda temos as barreiras causadas por fatores físicos e geográficos como:

  • distância;
  • interrupções;
  • ruídos;
  • dificuldade de deslocamento.

Essas são mais frequentes naquelas organizações que têm atividades sendo desenvolvidas em mais de uma cidade ou país, ou quando possui funcionários que precisam viajar constantemente. Isso pode atrapalhar a comunicação empresarial, criando ruídos entre a organização e seus receptores.

É necessário encontrar formas de tornar a comunicação mais eficaz, uma grande aliada para eliminar essa barreira é a tecnologia.

Atualmente, há diversas soluções tecnológicas no mercado capazes de ajudar, como dispositivos que permitem a realização de videoconferências. Dessa forma, é possível tornar a comunicação empresarial mais próxima e efetiva.

Autor: Felipe Puccinelli

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