Controle de Qualidade – Mais que uma necessidade, um valor.
Com a evolução industrial, o controle de qualidade e todos os fatores que influenciavam nos indicadores foram sendo acompanhados a fim de melhorar os resultados obtidos pelas empresas. Assim, a manutenção passou a ser vista como um ativo com o objetivo de garantir alta disponibilidade dos equipamentos e um trabalho cada vez mais assertivo.
Entretanto, a tecnologia passou a ser implantada de forma a garantir uma maior produtividade dos setores e das pessoas. Houve também a implantação de novos modelos de gestão para melhorar os resultados. E, junto a isso, o controle da qualidade passou a ter cada vez mais mais valor nas companhias.
A globalização, responsável pelo compartilhamento de tecnologias e conhecimento, foi também a causadora do grande aumento da concorrência.
Inegavelmente, empresas que anteriormente atuavam em setores similares mas em regiões distintas, passaram a buscar os mesmos negócios e dividir clientes. Isso fez com que o nível de exigência fosse elevado e o controle da qualidade se tornasse primordial nos objetivos das empresas.
O que é Controle de Qualidade?
O Controle da qualidade são procedimentos que possam garantir que determinado produto ou serviço atinja aos critérios de qualidade. Entretanto, estes critérios são definidos por classes reguladoras, clientes ou por especificações que devem ser seguidas. Portanto, estes procedimentos tem como intuito padronizar a execução dos serviços. Bem como identificar possíveis falhas em processos e a forma com que estas devam ser solucionadas através de ações direcionadas.
Além de procedimentos para montagem, manutenção e operação, todas as atividades que interferem no produto devem seguir a padronização esperada. Posteriormente, para garantir a qualidade ofertada ao cliente.
A qualidade em obras de montagem
Se tratando de obras de montagem eletromecânica, por exemplo, o processo de qualidade se inicia no recebimento de todos os itens. E, se encerra com a entrega ao cliente do Data book contendo toda documentação referente à montagem (procedimentos, certificados, relatórios, etc.).
Vamos abordar a montagem de um silo para que possamos entender a abordagem do Controle da Qualidade.
As quatro fases quanto à montagem mecânica são: recebimento de itens, inspeção dimensional de montagem, inspeção de solda e de pintura. Tendo em vista que, dependendo da atividade a ser realizada, deverão ser seguidas normas e procedimentos mandatórios para o controle da qualidade.
Conheça as etapas do Controle da Qualidade em uma montagem
- Inspeção de recebimento
Todo e qualquer material que será parte integrante do equipamento, ao ser recebido deverá ser inspecionado por profissional qualificado. Verificando integridade, compatibilidade com a documentação técnica e se houve algum tipo de avaria no transporte. Ademais, faz parte também desta etapa do processo, a inspeção de todos os consumíveis das etapas de soldagem e pintura, garantindo o correto armazenamento.
- Inspeção dimensional e Inspeção de Solda
Estas etapas ocorrem simultaneamente, visto que a sequência dos trabalhos está atrelada a liberação por ambos inspetores. Ao finalizar o acoplamento das peças, o setor da montagem requisita a presença do setor da qualidade a fim de liberar o DMA (dimensional de ajuste) e o VA (visual de ajuste).
A atuação do controle da qualidade no processo de soldagem, depende do estabelecido no NDT PLAN. Trata-se do plano de testes que as juntas deverão ser submetidas. Sobretudo, cabe ao inspetor com o NDT PLAN emitido, aplicar os ensaios que deverão garantir a qualidade da solda.
A fim de manter o controle das juntas inspecionadas é importante que haja um mapa e que seja feito um relatório diário de todo trabalho realizado. Além disso, o fluxograma de interface deve ser elaborado para que todos envolvidos no processo conheçam as diretrizes que devem ser seguidas.
- Inspeção de Pintura
Aqui, inicia-se o processo de pintura. É importante que tintas e solventes tenham sido armazenados em condições adequadas para posterior aplicação.
Desse modo, é primordial que um inspetor de pintura qualificado acompanhe todo o processo de soldagem. Visto, que nesta atividade, algumas variáveis devem ser observadas para validar o início das atividades ou não.
Em seguida, a norma utilizada como padrão pelo cliente, irá ditar as especificações da pintura. Mas, devem-se aplicar camadas de tinta prime, intermediária e de acabamento, respeitando as espessuras de película de cada componente.
Ao final dos trabalhos deve ser realizado um teste de tração em corpo de prova. Este que seguiu o mesmo processo de pintura do silo, para que a qualidade do processo esteja garantida.
Importância da documentação na Qualidade
Por fim, toda documentação utilizada como referência deve ser arquivada para formar o data book do equipamento.Para atestar a rastreabilidade de toda a montagem até a entrega do equipamento.
Controle da Qualidade como ferramenta de evolução
Cabe também através da utilização de ferramentas, identificar desvios nos processos que estão sendo executados na empresa. Pois, para em conjunto com os demais setores envolvidos, reavaliar procedimentos e instruções de operação para ser revisados e aperfeiçoados.
Diagramas de causa e efeito, gráficos de controle, folhas de verificação, gráficos de dispersão e fluxogramas são algumas das ferramentas que podem auxiliar na melhoria dos processos.
Considerações Finais
O século XXI avança em uma velocidade que não permite que empresas não possuam o controle de qualidade como um dos seus pilares.
Acima de tudo, a satisfação dos clientes, a credibilidade que sua empresa passa ao mercado e a qualidade de seu produto são primordiais.
Ao mesmo tempo que fazem parte dos principais elementos que propiciam prosperidade, a qualidade é um valor imprescindível nos dias de hoje.
A STAHL é uma empresa especializada em fabricação, montagem, comissionamento e manutenção industrial, clique aqui para ver o portfólio.