Crescimento organizacional através de drivers
O cenário de negócios está em grandes transformações. Os mercados estão cada vez mais dinâmicos, complexos e evolutivos. Todos os dias surgem novas e melhores tecnologias. Os clientes estão cada vez mais exigentes, enquanto que os concorrentes estão mais agressivos, experientes e ágeis. Para fazer frente a esse ambiente, as organizações precisam construir fortes Drivers Culturais (Motoristas Culturais).
Drivers Culturais são as características fundamentais para viabilizar o crescimento organizacional. Drivers bons, são bons motoristas que potencializam e constroem uma organização forte. Drivers ruins, são os péssimos motoristas que enfraquecem e levam a empresa ao fracasso. Vamos conseguir construir uma organização forte, se intencionalmente construirmos e investirmos no Driver da Ideologia Organizacional.
Os autores do livro feitas para durar, Collins e Porras colocam que a razão do sucesso duradouro da elite das empresas é o fato delas serem fiéis a sua ideologia central e, a partir dela, criar metas empresariais que estimulem o crescimento. Para estes autores a dinâmica de preservar a ideologia central, enquanto estimula o progresso, é a razão pela qual vieram a fazer parte da elite empresarial. Elas são capazes de renovar-se e conseguir performance superior por longo tempo.
Ideologia central refere-se às características duradouras da organização. São os seus princípios e a sua identidade. A ideologia consistente transcende produtos, marketing, tecnologia, modas gerenciais e práticas de liderança. Ela é o conceito que une a organização e busca levá-la ao crescimento. É uma mentalidade compartilhada e um entendimento ideológico de todos na organização. Uma efetiva ideologia central possui duas partes distintas: valores centrais e o propósito central.
Valores centrais são a essência duradoura da organização. Eles são o conjunto de princípios que orientam as atividades e operações de uma empresa. Mostram a diretriz para lidar com vários tipos de situações. Uma declaração de valores envia aos funcionários uma mensagem clara do comportamento que a empresa espera deles.
Os valores não devem ser confundidos com práticas organizacionais. Os valores compartilhados permitem as pessoas viverem e trabalharem juntas e cria um senso de comunidade sem o qual todos estariam sós. Por exemplo, os valores centrais da STAHL Engenharia são: paixão pela excelência; competência para realizar; confiança; superação e segurança e qualidade.
Propósito Central é a razão da organização existir. É o seu significado maior. Um propósito é o ideal, é uma filosofia empresarial. Ele reflete uma motivação idealística nas pessoas para realizar os trabalhos na empresa. Não é somente a descrição do funcionamento da organização ou de uma meta a ser alcançada. É a captura da essência do significado da organização. A declaração do propósito visa comunicar interna e externamente o propósito da sua existência. Define quem é a empresa e o que ela faz.
O grande feito do propósito é a sua consistência, não de mudar, mas de inspirar mudanças. O propósito da STAHL Engenharia é: Agregar valor, garantindo soluções com sustentabilidade.
Com o objetivo de criar um conceito que tem o intuito de alinhar os valores com o propósito, num único mantra a STAHL Engenharia elaborou o seu, que é: Orgulho em fazer o melhor.
Os conceitos de propósito e de valores dão às pessoas um senso de direção. Esse poderoso Driver Organizacional tem como objetivo unir as pessoas em torno do “por que” e do “como”. O propósito é sobre o “por que” existimos e os valores proporcionam um entendimento compartilhado, indicando “como” serão as ações de todos para atingirem o propósito empresarial.
Mudanças e Continuidade
Quando uma organização define seu propósito e seus valores, ela está construindo uma identidade empresarial. Por conta disto, as práticas e os objetivos da empresa deverão estar alinhados a esses conceitos. As práticas internas eficazes, por mais convincentes que sejam os argumentos a seu favor, não estão isentas de dificuldades se estiverem desalinhadas a ideologia da organização. Não importa quanto eficazes sejam as práticas, elas precisarão ter sustentabilidade, além de contemplar o crescimento.
Depois que uma empresa declarar seu propósito e seus valores, ela deverá ser fiel a esses conceitos, para não se perder em perigosas oportunidade periféricas de crescimento, como por exemplo modismo conceituais e práticas gerenciais. Assim, é fundamental que uma organização, além da declaração do propósito e dos valores deve empenhar-se profundamente na sua implementação.
A eficácia nos processos internos leva as empresas a competirem com êxito durante um certo período de tempo. Porém, a longo prazo, a eficácia nos processos internos não criam sustentabilidade para a empresa, se estiverem desalinhadas a sua ideologia. Aos poucos, as empresas começam a enfrentar dificuldades cada vez maiores em manter-se à frente dos concorrentes. Isso ocorre devido os concorrentes imitarem com rapidez as suas práticas gerenciais, em operações, inovações ou em gerenciamento com os clientes.
Portanto, o Driver Ideológico é um motorista, que pode dirigir a organização a obter uma poderosa vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. O propósito e os valores alinhados dirigem a organização para um caminho seguro, prudente que ajudam a guiar o trabalho de todos de forma saudável e sustentável. Isto ocorre pela obtenção de um foco único, em todas as dimensões organizacionais, com a redução de conflitos entre as atividades. Soma-se, também, o aspecto que os gerentes podem tomar decisões coerentes, evitando o empirismo e o modismo gerencial.
Autor: Roberto Scola