Entenda o comissionamento em plantas industriais

O comissionamento em plantas industriais, além de evitar falhas na operação, é capaz de reduzir custos e garantir que, a construção de um projeto consiga atingir o que foi especificado pelos projetistas, é extremamente importante que ele seja comissionado.

O comissionamento nada mais é que o processo que consiste em aplicar de forma integrada um conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia para verificar, inspecionar e testar cada elemento físico do empreendimento, desde peças, instrumentos e equipamentos, até módulos, subsistemas e sistemas. Normalmente o comissionamento ocorre na fase de construção e montagem, mas ele pode ser realizado em todas as fases, desde o projeto até a entrega do empreendimento.

Valorização e Importância

A prática mostra que o comissionamento tem sido cada vez valorizado dentro das empresas, pois trata-se de uma importante ferramenta de qualidade e sendo utilizada de forma correta possui um impacto econômico positivo, pois torna possível encontrar a tempo soluções para possíveis problemas no andamento da obra ou correções prévias a fim de evitar retrabalhos dispendiosos que afetam mesmo o cronograma em geral. A não utilização desta ferramenta, aumenta significativamente o surgimento de problemas durante a obra.

Principais etapas do comissionamento

O comissionamento pode ser dividido em cinco fases: planejamento do comissionamento, complementação mecânica, pré-comissionamento, comissionamento e operação assistida. Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas etapas:

●       Planejamento – Esta fase consiste no desenvolvimento e revisão dos procedimentos e normas aplicáveis, na definição dos pacotes de comissionamento, elaboração dos check-list das demais etapas, alinhamento entre o plano do empreendimento e o cronograma de comissionamento e na elaboração e atualização dos cronogramas detalhados de cada etapa do processo.

●       Completação Mecânica – Aqui deve ser avaliada a correta montagem das instalações conforme projeto e o acompanhamento dos testes específicos de cada equipamento, conforme especificações do fabricante e normas. Ao final dessa etapa, deverá ser registrada através de check-list as observações da montagem e resultados dos testes.

●       Pré-comissionamento – Esta etapa deverá ser realizada a sinalização que indiquem e proteja os equipamentos em teste. Ao final dessa etapa, a constatação do perfeito funcionamento e resultados dos testes dos equipamentos e linhas deverão ser formalizados através de check-list de protocolos de pré- comissionamento.

●       Comissionamento – Sinalização por etiquetas e cadeados que indiquem e proteja os equipamentos em teste, energizados e em término de montagem e testes em equipamentos em grupos pré-definidos conforme condições oferecidas pelo processo de produção inserido, conforme especificações e normas são realizados.

●       Operação Assistida – Aqui os grupos de equipamentos já deverão estar comissionados à frio e à quente para então ser estabilizado o processo de produção, monitorados os parâmetros de funcionamento dos equipamentos, realizados os ajustes finais nos sistemas e averiguado a aderência ao plano de produção.

Onde realizar

O processo pode e deve ser feito em todos os setores industriais. Uma empresa pode ser contratada para realizar o comissionamento somente na fase inicial e pré-operação ou até mesmo para atuar em todas as fases do empreendimento. É importante ressaltar que o comissionamento é uma importante ferramenta para detectar falhas no desempenho de sistemas e equipamentos antes do funcionamento total de uma planta industrial.

Conclusão

Um processo de comissionamento eficaz é primordial para garantir a precisão de instrumentos industriais, em conformidade com as normas pertinentes, garantir coerência, precisão e qualidade para cada fase de seu processo de fabricação. Além de proporcionar aos Gerentes de Projetos meios para agir em tempo hábil a tomar decisões gerenciais para recuperação de atrasos pontuais e cenários críticos de construção e montagem e continuar mantendo a data do start-up do empreendimento.

Para saber mais sobre o assunto e solicitar orçamentos, entre em contato conosco

About the author: STAHL Engenharia