Manutenção preventiva sistemática e parada de manutenção: entenda as diferenças.
No cenário atual, de concorrência acirrada e globalizada, somente uma política de Gestão de Ativos com altos índices de disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos e baixas taxas de falhas garantirá a competitividade e Segurança da empresa.
Hoje em dia, a manutenção deixou de ser um trabalho realizado somente quando um equipamento tem algum problema. Esse tipo de intervenção tornou-se imprescindível para qualquer indústria. Porém, existe a manutenção Preventiva Sistemática e a parada de manutenção. Entretanto há diferenças entre os dois termos e a seguir vamos explicar melhor cada um deles e suas respectivas importâncias.
O que é manutenção Preventiva Sistemática?
Também conhecida como manutenção preventiva, a manutenção Sistemática é o ato de examinar e checar um equipamento, com a finalidade de localizar possíveis danos e analisar para saber se as condições técnicas do equipamento estão em estado de operação com confiabilidade. Esse tipo de trabalho é realizado em determinados períodos ou intervalos pré-determinados pelo gestor responsável.
Veja alguns exemplos de manutenção Preventiva Sistemática:
- Manutenção Preventiva Cíclica;
- Manutenção Programada;
- Manutenção Corretiva Programada, Após condicional(Preditiva);
- Manutenção Preditiva;
- Manutenção Melhoria;
- Manutenção Autônoma;
- Análise Sistemática e Bloqueio de Falhas.
Além disso, toda a equipe de manutenção e de operação deve ficar atenta ao funcionamento dos equipamentos.
Vantagens da Preventiva Sistemática
Um dos grandes benefícios desse tipo de manutenção é promover o aumento da eficiência operacional. Dessa maneira, indicadores de desempenho, como o Tempo Médio para a Falha (MDT), o Tempo Médio para Reparo (MTTR) e Tempo Médio entre Falhas (MTBF) tendem a ser minimizados. Isso significa que as máquinas funcionam por mais tempo com Confiabilidade.
Uma outra vantagem é a redução expressiva de custos que esse tipo de manutenção pode gerar. Isso ocorre porque diminui o impacto causado por não operação, afinal os serviços são programados para os intervalos de produção. Além disso, diminui a quantidade de peças e insumos adquiridos em situação de emergência, fora do estoque planejado.
Com as máquinas recebendo a manutenção Preventiva Sistemática, aumenta suas vidas úteis.
Sobre a Parada de Manutenção
Outro tipo conhecido de intervenção é a parada de manutenção, que significa um conjunto de ações corretivas e preventivas que precisam ser realizadas em um intervalo de tempo pré-determinado.
O objetivo da parada de manutenção é realizar algum possível reparo em equipamentos, sistemas e máquinas que não podem ser paradas quando ocorre a safra. Afinal, o agronegócio tem que estar preparado para a colheita e plantio nos momentos certos.
No que diz respeito ao tipo de serviço, prazo e recursos, cada parada de manutenção tem suas características. Além disso, nesse tipo de manutenção muitas equipes atuam na operação, inspeção, manutenção, etc. No entanto, para que as pausas sejam realizadas, é preciso levar em consideração os fatores a seguir:
- histórico: verificação da realização e atividade das paradas anteriores e, das manutenções ao longo dos anos, para determinar o tempo de realização da nova parada;
- quantificação de atividades e serviços (Backlog): de acordo com esse item, mede-se o período para o fim da parada;
- necessidade de produção: diminuição máxima do tempo de parada para não atrapalhar os serviços da fábrica.
Tipos de paradas
Existem dois grupos de paradas de manutenção:
- Parada de manutenção programada parcial: esse tipo de parada é indicado para processos de produção que não param. Dessa forma, as paradas são realizadas por setores, interferindo minimamente nas etapas de produção.
- Parada de manutenção programada geral: Já essa parada ocorre geralmente a cada seis meses, permitindo um período de planejamento maior. Nesse tipo de manutenção, todos as máquinas de determinada linha devem estar disponíveis para os reparos.
Porque a manutenção industrial é importante
Seja qual for o tipo de manutenção, ela deve ser realizada de maneira correta pois é um tipo de intervenção que contribui para que a indústria obtenha melhores resultados com alta performance, qualidade e confiabilidade nos seus processos, desde os custos de produção, até o prazo de entrega.
Outro fator importante de manter a realização das manutenções, é evitar possíveis acidentes com os operadores, já que os equipamentos estarão sempre em boas condições de operação, promovendo segurança ao colaborador.
Clique aqui e entre em contato conosco para maiores informações sobre manutenção industrial.