O que esperar da engenharia industrial em 2026: tendências e inovações
Se você é profissional da área de engenharia industrial ou possui uma empresa que depende desse setor, saber as principais tendências e inovações para 2026 é fundamental. Afinal de contas, esse conhecimento faz parte da espinha dorsal de, praticamente, todos os setores.
E, para te manter atualizado, a STAHL criou este artigo com as principais informações sobre o assunto. Aqui você vai saber sobre:
- Sustentabilidade e engenharia de processos verdes;
- Transformando o serviço de manutenção com Digital Twins e IoT;
- Acelerando a fabricação e montagem com cobots e realidade aumentada;
- Gestão de projetos.
Veja em detalhes cada um desses pontos e fique por dentro.
4 principais inovações e tendências para 2026
1. Sustentabilidade e engenharia de processos verdes
Ter processos sustentáveis é algo que se tornou um diferencial e, em muitos países, há também que considerar exigências legais pela redução na emissão de gases poluentes. Assim, já vemos uma certa pressão para que a engenharia industrial seja sustentável.
Assim, podemos considerar 2 pontos importantes:
Eficiência energética: a gestão inteligente de fontes de energia e o uso de fontes renováveis fazem parte dessa nova abordagem;
Economia circular: aqui, a reciclagem e a reutilização de materiais saem do papel para fazer parte da realidade da engenharia industrial.
2. Transformando o serviço de manutenção com Digital Twins e IoT
A manutenção preventiva será o foco principal já que está mais do que claro que ter uma das etapas do processo parada gera muito mais prejuízo em comparação a fazer uma manutenção preventiva.
Nesse aspecto, podemos citar algumas tendências:
- Manutenção otimizada: ao planejar a manutenção, os equipamentos e os profissionais necessários já estarão realocados no lugar e momento certo para evitar ociosidade e perda de recursos;
- Monitoramento em tempo real: o uso de sensores nas máquinas para informar e coletar dados críticos como vibração, temperatura e outros aspectos será uma realidade;
- Alta precisão: por meio do conceito Digital Twins é possível prever, com o máximo de exatidão, quando o equipamento vai precisar de intervenção.
Leia também: Plataforma de gestão e comissionamento com Inteligência Artificial (IA)
3. Acelerando a fabricação e montagem com cobots e realidade aumentada (RA)
Os robôs (cobots) ficarão encarregados das tarefas repetitivas e meramente operacionais, deixando os humanos livres para gerir a parte estratégica da empresa. Dessa forma, o processo de fabricação fica mais rápido e, ao final, temos menos erros.
Além disso, será possível também ter a presença de um técnico especializado orientando o funcionário na fábrica por meio do uso de óculos com RA. Será muito mais rápido e fácil treinar os funcionários para que eles operem máquinas que, no primeiro momento, parecem extremamente complexas.
E por fim, dentro desse contexto, temos também a ideia de layout flexível, ou seja, a produção da fábrica é capaz de se adaptar facilmente a diferentes produtos, aumentando assim o leque de opções para os clientes, gerando mais lucros.
4. Gestão de projetos
Lendo os tópicos anteriores fica fácil compreender que a atenção humana passará para a parte estratégica da produção. E, cada vez mais, entender sobre projetos de gestão será fundamental.
Para isso, muitos programas usarão IA. Eles serão capazes de identificar possíveis gargalos e atrasos no cronograma de entrega dos produtos antes de acontecer, permitindo que uma solução seja tomada, se antecipando aos problemas.
Além disso, também teremos, dentro da gestão de projetos, uma melhor alocação de pessoas em cada setor e equipe, aproveitando ao máximo a maior habilidade de cada pessoa contratada.
Tenha o diferencial competitivo em 2026
Analisando as tendências em engenharia industrial para 2026, você já pode se preparar para o que está por vir. Todas essas novidades têm como objetivo reduzir os riscos de acidentes, estimular a produção tanto na qualidade, quanto na quantidade e permitir que a empresa possa oferecer um leque maior de produtos e serviços aos seus clientes.
Assim, continuar o investimento em tecnologia, em serviços e em produção sustentável de forma integrada a ela será um dos grandes diferenciais para o seu negócio.
Quer acompanhar as tendências e entender melhor como a STAHL pode ajudá-lo nessa jornada? Então, nos siga no Linkedin!