Refrigeração: conceitos e aplicações na indústria
A refrigeração está presente em nosso dia-a-dia, onde quer que estejamos. Está nos sistemas de climatização residencial, comercial e industrial. Também está presente na conservação de nossos alimentos, garantindo que tenhamos produtos de qualidade durante todo o ano. Mas, para garantir esta qualidade, é preciso escolher o sistema de refrigeração adequado ao que a empresa procura. Existem no mercado diversos tipos de equipamentos de refrigeração, e por isso, temos que entender alguns conceitos para que se escolha a melhor opção.
Existem várias classificações dos sistemas, mas iremos tratar quanto ao tipo de expansão, nesta, tem-se o sistema de refrigeração do tipo expansão direta e o sistema de refrigeração do tipo expansão indireta, esta característica é com relação a expansão do fluído frigorífico quando em contato com o ar do ambiente a ser climatizado ou refrigerado. Falamos que o sistema é de expansão direta quando este fluído se expande ao trocar calor através da serpentina do evaporador (composta por tubos e aletas) com o ar do ambiente a ser climatizado ou refrigerado. Já no sistema de refrigeração indireta este fluído se expande ao trocar calor com outro agente como água ou solução de glicol, e este segundo fluído que foi resfriado será bombeado até o ambiente a ser climatizado ou refrigerado. Este sistema também é chamado de sistema com fluído secundário.
O sistema de expansão indireta ou sistema com fluído secundário tem como características principais a concentração do fluído refrigerante dentro do equipamento na sala de máquinas o que traz facilidade na instalação, manutenção e operação do sistema, além de proporcionar maior economia de energia por trabalhar em ponto de operação em cargas parciais que proporciona maior rendimento do equipamento de refrigeração. Além disso, a instalação do sistema do lado do fluído secundário é simplificado, utilizando tubos do tipo PPR que o conduzem desde a sala de máquinas até os ambientes a serem climatizados ou refrigerados. Com esta tecnologia consegue-se melhor controle e uniformidade das temperaturas, pois a vazão de fluído permanece constante nos trocadores de calor que ficam dentro dos ambientes que serão climatizados ou refrigerados.
Cada processo tem sua peculiaridade e, deve-se atentar a todos os detalhes na hora de escolher o melhor sistema. Atualmente com a crescente preocupação quanto a eficiência energética e segurança dos sistemas, tem-se procurado soluções em refrigeração que atendam estas necessidades e, neste sentido, muitas empresas estão optando por usar o sistema de refrigeração com expansão indireta que traz diretamente estes benefícios. Assim, o empresário atinge seus objetivos quanto a temperatura e qualidade dos seus produtos com um sistema de refrigeração eficiente que consome menos energia com maior nível de segurança operacional para seus funcionários e clientes. Foi pensando em tudo isso que a STAHL Refrigeração lança no mercado seu novo equipamento: Compact Cooling System, sistema compacto que proporciona facilidade na instalação, operação e manutenção com o menor consumo de energia do mercado.
Quer saber mais sobre o Compact Cooling System? Clique aqui e entre em contato conosco.