evolução da manutenção industrial

A Influência da tecnologia na evolução da manutenção industrial

O papel da manutenção industrial segue cada vez mais imprescindível nas empresas, sendo necessário uma constante evolução para garantir uma melhor produtividade, segurança e confiabilidade nos processos.

Aqui na STAHL, buscamos constantemente este aprimoramento, trazendo inovações para assegurar o melhor funcionamento e eficiência na produção. Neste artigo, traremos quais benefícios podem ser implementados com a melhora desse processo e quais os impactos para as empresas.

A evolução da manutenção industrial

O conceito de manutenção industrial anteriormente era muito relacionado com manutenção de equipamentos, esse conceito basicamente se dava devido ao fato que o único modelo de manutenção aplicado fosse o corretivo, ou seja, as ações só eram tomadas quando o equipamento apresentava alguma falha.

Com a necessidade cada vez maior de um aumento de produção, o setor industrial se voltou não apenas para a correção, buscando implementar modelos preventivos que evitassem falhas e prejuízos para a empresa. Este modelo foi uma grande evolução para o setor industrial, porém os grandes benefícios vieram a partir do surgimento da manutenção preditiva.

Manutenção preditiva e sensores inteligentes

Basicamente, manutenção preditiva é o conjunto de análises e técnicas que buscam identificar e monitorar falhas em equipamentos em estágios iniciais, desta maneira, é possível prever anomalias que resultem em falhas graves. Com ela, é possível monitorar o comportamento e as condições de operação das máquinas, podendo controlar o tempo de vida útil de cada equipamento.

As principias técnicas de manutenção preditivas adotadas foram as análises de vibração, termografia, análise de óleo, ultrassom, entre outras. Essas técnicas foram os principais avanços tecnológicos que revolucionaram a manutenção industrial e só foram possíveis através do surgimento de sensores inteligentes.

Aqui adotamos essa tecnologia de sensores para monitorar nossos equipamentos. Por meio de análises contínuas e coleta de dados, conseguimos antecipar problemas e realizar manutenções de maneira eficiente e segura, otimizando os recursos e aumentando a confiabilidade das operações.

Gestão de performance de ativos

Nos dias de hoje, ainda se procura cada vez mais o desenvolvimento e melhorias dos processos e uma das principais tendências quando se fala em manutenção industrial, é o sistema de gerenciamento de ativos. Esse processo nada mais é que a busca pelo desempenho ideal de ativos ao longo de sua vida útil.

A gestão de performance contribui para o monitoramento de toda condição do equipamento, ou seja, o gerenciamento desde a tomada de decisão para a escolha e compra do equipamento, operação, manutenção e descarte ao término de sua vida útil. Ao controlar esse processo, as empresas conseguem tanto reduzir seus custos com manutenções e improdutividades, como, melhoram o desempenho evitando grandes falhas.

Tais melhorias só foram possíveis através do desenvolvimento de alguns componentes que ajudaram na evolução da gestão de ativos. Foram implementadas técnicas como a estratégia de ativos, que visa o planejamento de todo gerenciamento dos ativos ao longo do tempo; gestão de dados que possibilitam o monitoramento da funcionalidade do equipamento; monitoramento de desempenho; análises e relatórios.

Internet Industrial das Coisas (IIoT) na indústria

Quando se fala em inovação da manutenção industrial, outro assunto que vem revolucionando o setor é a Internet Industrial das Coisas (IIoT). Tal avanço permite basicamente com que todos os sistemas de uma empresa possam se comunicar entre si. Esse processo permite compilar dados e fazer análises, trazendo uma maior agilidade e um monitoramento remoto de equipamentos e automação de processos, reduzindo a necessidade de intervenção manual.

A Internet das Coisas (IIoT) é um conceito de integração de dispositivos, abrangendo uma gama de aplicações em diversas áreas, por outro lado, a IIoT foi desenvolvida de acordo com as necessidades de implementação das indústrias, se concentrando na otimização, monitoramento e automação dos processos industriais.

Adotamos soluções de IIoT para garantir o monitoramento contínuo de nossos equipamentos e a tomada de decisões baseada em dados. Isso nos permite detectar e corrigir problemas antes que eles impactem a produção.

Benefícios da tecnologia na manutenção industrial

A adoção de novas tecnologias na manutenção industrial trouxe inúmeros benefícios, entre os quais podemos destacar:

  • Redução de custos: Ao prever falhas antes que aconteçam, a tecnologia ajuda a evitar reparos caros e reduz o tempo de inatividade, o que, por sua vez, diminui os custos operacionais.
  • Aumento da produtividade: Manter os equipamentos funcionando de maneira eficiente maximiza a produção e minimiza interrupções.
  • Melhoria da segurança: A manutenção preditiva e as tecnologias automatizadas reduzem a necessidade de intervenções manuais em ambientes perigosos, aumentando a segurança dos trabalhadores.
  • Sustentabilidade: O uso otimizado de recursos e a redução do desperdício de materiais tornam o processo mais sustentável.

A tecnologia transformou completamente a forma como abordamos a manutenção industrial, trazendo mais eficiência, segurança e confiabilidade para as operações.

Na STAHL Engenharia, estamos comprometidos em continuar a investir em inovações tecnológicas para garantir que nossos clientes possam se beneficiar de processos de manutenção de última geração.

Se você deseja saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a evoluir no gerenciamento de manutenção industrial, clique aqui e entre em contato.

About the author: STAHL Engenharia