Gestão de manutenção industrial: veja os pontos mais importantes

Gestão de manutenção industrial: veja os pontos mais importantes

Reduzir os custos da indústria é algo que está diretamente ligado ao aumento das vendas e dos lucros. E, ao reconhecer a importância da gestão de manutenção industrial nisso, você será capaz de alcançar as suas metas de forma mais rápida e com maior facilidade.

Mas para entender essa importância, é preciso conhecer quais são os pontos mais importantes desse processo e as partes que fazem o todo. Confira abaixo!

Quais são os principais pontos da gestão de manutenção industrial?

Manutenção preventiva

É o que as empresas deveriam fazer, mas poucas colocam isso em prática e preferem pagar para ver. O problema disso? No fim das contas pagam muito mais caro, pois uma única peça com defeito, pode prejudicar o funcionamento de uma máquina inteira e parar toda uma linha de produção.

Além disso, a manutenção preventiva é previamente agendada. Dessa maneira, todos podem se organizar para que a produção do dia seja feita antecipadamente.

Manutenção preditiva

São avaliações rotineiras e mais rápidas do que a preditiva. Ela não tem como objetivo parar as máquinas, mas sim fazer um check-up rápido e rotineiro. É uma forma de conferir, todos os dias, se, de fato, as máquinas estão funcionando da maneira certa ou se está dando algum sinal de que pode parar a qualquer momento.

Manutenção corretiva

É a mais conhecida entre os gestores de indústria. É aquela feita quando o problema já aconteceu, ou seja, quando algum maquinário deu defeito e pode ser dividida em duas categorias.

Corretiva não planejada

Como o próprio nome já diz, ela é feita sem nenhum tipo de planejamento e, normalmente, com urgência. Ela gera muito mais gastos, pois pode que o defeito tenha causado outros danos no equipamento e também talvez você precise pagar alguém extra com uma taxa maior pela pressa.

Corretiva planejada

É o tipo de manutenção (identificada na preditiva) na qual, por exemplo, algumas peças são trocadas para garantir o funcionamento da máquina. São peças que possuem um determinado tempo de vida útil, então é possível saber quando devem ser trocadas.

Fazer a gestão de manutenção industrial requer a atenção de todos, mas principalmente dos gestores e do diretor da indústria. Deixar a manutenção para depois que o problema acontecer não gera só perda de dinheiro, mas também de tempo, além de gerar muito estresse.

Veja como funciona a nossa manutenção e como a STAHL pode ajudar a sua indústria a crescer. Fale conosco e saiba mais!

About the author: STAHL Engenharia