Manutenção Industrial: como manter em tempos de crise

Manutenção Industrial: como manter em tempos de crise

A manutenção industrial é fundamental para o funcionamento de qualquer empresa, independente do setor de atuação. Porém, em tempos de crise torna-se mais desafiador manter a eficiência desse procedimento nas indústrias.

Em situações como essas, as empresas estão preocupadas e correm contra o tempo para sanar todos os problemas que surgiram. Entretanto, é importante que o gestor da área de manutenção atue de forma rápida para que seja possível tomar as medidas mais assertivas para o momento.

Um dos fatores de maior relevância em tempos de crise é em relação aos investimentos realizados no setor, isto é, esses investimentos precisam ser levados em conta a fim de impedir a parada repentina das máquinas e equipamentos. Além disso, essa revisão de valores pode ajudar a reduzir custos e aumentar a produtividade.

Se você quer saber mais como manter a manutenção industrial em tempos de crise, continue a leitura deste artigo. Confira! 

Obstáculos da manutenção industrial em momentos de crise

Normalmente, uma crise pega várias empresas desprevenidas, afinal muitos ainda não sabem como lidar com situações como essas. 

Os desafios da indústria giram em torno da redução de custos e lidar com os impostos, mas em momentos de crise, a situação se agrava e novas dificuldades aparecem. Um dos exemplos, é encontrar bons profissionais para trabalhar nas fábricas e levantar recursos capazes de pagar as despesas e ter aporte para novos investimentos. 

Outro ponto é manter a saúde financeira da empresa positiva para arcar com todos os custos de infraestrutura logística.

Uma vez que existe dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e o acesso aos recursos é restrito, são fatores preocupantes, já que eles podem prejudicar o desenvolvimento e a produtividade da empresa. Porém, isso tudo ocorre somente se a indústria não estiver preparada para enfrentar momentos assim. 

Gestão da manutenção industrial

Em se tratando do cenário atual relacionado à pandemia, é inegável que muitos obstáculos apareceram. No entanto, ao prever tempos de crise e estar preparado, é fundamental que sua empresa seja menos afetada e consiga enfrentar os desafios com mais facilidade. 

A gestão da manutenção industrial em tempos de crise pode começar a ser feita elevando a confiabilidade dos seus ativos para garantir o bom funcionamento e desempenho das máquinas durante a operação.

Ao ter em mente que é necessário planejar e fazer a gestão da manutenção industrial de forma estratégica, torna-se mais fácil assegurar que os equipamentos estarão funcionando corretamente. Planejar fazendo uso de tecnologia e fazer ações preventivas, é possível antecipar falhas, corrigir erros rapidamente e até evitar paralisações das máquinas.  

Adotando essas práticas, a gestão da manutenção industrial ocorre de forma mais efetiva e, consequentemente, melhora os seus resultados. Além disso, evita retrabalhos e reduz os custos com manutenção e mão de obra. 

A prevenção é sempre a melhor solução para evitar qualquer surpresa e também minimiza os impactos de uma possível crise.

Fazer ações preventivas mesmo em um cenário instável, ajuda as empresas a ganhar destaque e permanecer ativas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. 

Investimentos para recursos para manutenção industrial

Alguns recursos podem ser a solução ideal em tempos de crise. A terceirização da manutenção industrial é uma das opções, mas é importante que sempre seja feito um controle e acompanhamento de perto. O ideal é definir regularmente a execução dos atendimentos ou ordens de serviço.

Outra forma de garantir a manutenção industrial é recorrer a um software especializado em planejamento, execução e gestão da manutenção. Ao investir em tecnologias como essa, o usuário consegue visualizar  o status do andamento das atividades pendentes e também o nível de atendimento de cada empresa contratada.

Ao optar por investir em recursos para a manutenção industrial, a geração de economia se torna mais eficiente. Entretanto, para que isso aconteça é preciso saber avaliar onde, quando e quanto é necessário investir; se é urgente ou não. Tendo acesso a dados gerenciais confiáveis, a organização terá capacidade de manter a competitividade no mercado mesmo em tempos de crise.

Precisa de auxílio na gestão de manutenção? Clique aqui e entre em contato conosco.

About the author: STAHL Engenharia