Qual a importância da visita técnica?

Qual a importância da visita técnica?

Para as companhias que atuam com serviços, realizar visitas técnicas regularmente é fundamental, pois ajudam na manutenção e análise dos equipamentos e máquinas, quanto na correção de situações emergenciais.

Outro fator importante é que as empresas que atuam com esse tipo de serviço saibam elaborar um relatório de visita técnica e saibam como fazer uma visita satisfatória.

O que é uma visita técnica?

Trata-se de um serviço que pode ser realizado através de contratação seja por uma indústria ou por um cliente físico com a finalidade de solucionar algum problema que necessita de assistência técnica de um especialista. Porém, a visita técnica não se trata somente de realizar reparos, mas também de visita preventiva, manutenção, acompanhamento de algum serviço, etc.

Se a visita técnica for realizada em local público ou ponto comercial, ela tem o objetivo de fiscalizar a condição do local e assegurar que todas as normas e legislações vigentes são aplicadas de forma correta.

Porque fazer uma visita técnica

Conforme comentado, as visitas técnicas são de extrema importância tendo diversos benefícios tanto para quem contrata como para quem realiza.

Primeiramente uma das vantagens é poder sanar dúvidas dos clientes. Em uma visita técnica, os profissionais responsáveis ficam à disposição do cliente para responder dúvidas que eventualmente possam surgir, podendo evitar acidentes e até mesmo diminuir o número de visitas.

Outro ponto é que as visitas técnicas, auxiliam na fiscalização dos processos, facilitando na criação de soluções adequadas para cada tipo de situação.

Além disso, a visita técnica facilita na adequação das fases dos serviços, manterá máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento, garantindo que o prazo de realização de um serviço seja cumprido conforme determinado.

Veja como organizar uma visita técnica

Seja qual for o objetivo da visita técnica, algumas etapas precisam ser seguidas para que ela seja realizada de maneira mais eficiente. Veja cada uma delas:

Planeje uma rota assertiva

O primeiro ponto é  criar uma rota que seja otimizada de forma segura e econômica. Ao planejar dessa forma, é possível fazer uma visita técnica mais produtiva e ágil.

Organize a visita por temas

Para ter uma visita mais assertiva, organize as visitas que tenham o mesmo assunto e faça com que elas sejam feitas no mesmo dia, por exemplo. Assim, ganha-se tempo e facilita a produção de materiais e a separação dos equipamentos.

Tenha um bom cronograma de visita

Outro fator importante é ter um cronograma bem elaborado que seja de fácil acesso a todos os colaboradores envolvidos na visita técnica. 

Para que esse planejamento seja feito, é preciso saber as rotas e os temas de cada visita técnica para elaborar um cronograma com prazo maior e para que você não necessite de vários planejamentos.

Assim, torna-se mais fácil evitar imprevistos e até mesmo prever um tempo maior para realizar outras atividades caso seja necessário.

A importância dos relatórios das visitas técnicas

Tanto importante quanto as visitas técnicas é a elaboração dos relatórios desta visitas. Pois, é através destes materiais que é possível garantir um excelente atendimento.

Para que o relatório seja bem feito é essencial que possua regras bem definidas que devem ser seguidas à risca pelos profissionais envolvidos.

Um relatório bem elaborado garante um maior controle dos processos e das operações, fazendo com que os gestores tenham mais dados para poder analisar e avaliar o serviço prestado.

Conclusão

Agora que você já sabe que a visita técnica promove inúmeras vantagens para as empresas e para os clientes, aproveite para organizar visitas em sua indústria.

Através delas você se antecipa no que diz respeito a possíveis acidentes e reparos e ainda encontra soluções para eventuais problemas e adequa as etapas de serviço e evitar desperdícios etc.

Para saber mais sobre visitas técnicas e manutenção industrial, clique aqui e entre em contato conosco.

About the author: STAHL Engenharia